Após uma breve reunião comigo mesmo .. decidi que essa vida vim a passeio kkkk.. resultado ..
segue vídeo abaixo .. kKkk Algumas imagens do Rapelarq 2008.. Adrenalina pura.. só quem faz mesmo sabe do que eu to falando ..
Viaduto 13 - Maior da America Latina e 2o Maior do Mundo
143 m de altura
509 m de extensao
MUCUM- RS
Viaduto 13 é a denominação dada a um viaduto ferroviário existente na Ferrovia do Trigo, no trecho entre os municípios de Vespasiano Correa e Muçum, no Rio Grande do Sul.
A denominação 13 tem sua origem no fato de ser o 13º de uma seqüência de viadutos que se inicia no centro da cidade de Muçum, conhecida como a "Princesa das Pontes".
Foi construído pelo 1º Batalhão Ferroviário do Exército Brasileiro durante a década de 70, tendo sido projetado desde o final da Segunda Guerra Mundial.
Com seus 143 metros de altura e 509 de extensão, foi inaugurado pelo então presidente Ernesto Geisel em 19 de agosto de 1978, e é tido como o maior viaduto ferroviário da América Latina e o segundo mais alto do mundo,atrás apenas do Viaduto Mala Rijeka, em Montenegro, de 198 metros de altura.
Suas fundações são do tipo sapata corrida e estão enterradas a 21 metros abaixo do nível do solo.
Cada pilar é formado por quatro paredes de 80 centímetros de espessura média.
Curiosidades
Os moradores do local costumam mostrar aos visitantes um "X" pintado a carvão, que pode ser visualizado mais
ou menos no meio do pilar do centro, que indica o local onde supostamente três trabalhadores do Exército
teriam caído no vão entre as paredes dos pilares, durante o desabamento de um andaime utilizado durante
a construção, e que seus corpos jamais teriam sido removidos de dentro do pilar.
Outros dois soldados teriam ficado dependurados durante dois dias no local, aguardando a montagem de um novo andaime para poderem descer, mas esses acontecimentos não são confirmados pelo Exército.
Neste viaduto também teria acontecido uma revolta de motivos políticos por parte de agricultores locais,
que teriam ateado fogo a um trem de carga, que passou em chamas pelo local numa madrugada de 1981.
Atualmente, o local é muito procurado para a prática de rapel, já que oferece altura impressionante e uma belíssima paisagem.
segue vídeo abaixo .. kKkk Algumas imagens do Rapelarq 2008.. Adrenalina pura.. só quem faz mesmo sabe do que eu to falando ..
Viaduto 13 - Maior da America Latina e 2o Maior do Mundo
143 m de altura
509 m de extensao
MUCUM- RS
Viaduto 13 é a denominação dada a um viaduto ferroviário existente na Ferrovia do Trigo, no trecho entre os municípios de Vespasiano Correa e Muçum, no Rio Grande do Sul.
A denominação 13 tem sua origem no fato de ser o 13º de uma seqüência de viadutos que se inicia no centro da cidade de Muçum, conhecida como a "Princesa das Pontes".
Foi construído pelo 1º Batalhão Ferroviário do Exército Brasileiro durante a década de 70, tendo sido projetado desde o final da Segunda Guerra Mundial.
Com seus 143 metros de altura e 509 de extensão, foi inaugurado pelo então presidente Ernesto Geisel em 19 de agosto de 1978, e é tido como o maior viaduto ferroviário da América Latina e o segundo mais alto do mundo,atrás apenas do Viaduto Mala Rijeka, em Montenegro, de 198 metros de altura.
Suas fundações são do tipo sapata corrida e estão enterradas a 21 metros abaixo do nível do solo.
Cada pilar é formado por quatro paredes de 80 centímetros de espessura média.
Curiosidades
Os moradores do local costumam mostrar aos visitantes um "X" pintado a carvão, que pode ser visualizado mais
ou menos no meio do pilar do centro, que indica o local onde supostamente três trabalhadores do Exército
teriam caído no vão entre as paredes dos pilares, durante o desabamento de um andaime utilizado durante
a construção, e que seus corpos jamais teriam sido removidos de dentro do pilar.
Outros dois soldados teriam ficado dependurados durante dois dias no local, aguardando a montagem de um novo andaime para poderem descer, mas esses acontecimentos não são confirmados pelo Exército.
Neste viaduto também teria acontecido uma revolta de motivos políticos por parte de agricultores locais,
que teriam ateado fogo a um trem de carga, que passou em chamas pelo local numa madrugada de 1981.
Atualmente, o local é muito procurado para a prática de rapel, já que oferece altura impressionante e uma belíssima paisagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário