terça-feira, 7 de abril de 2009

O avião de combate do Google


A Google tem agora… um caça a jato. Trata-se de um Alpha Jet, como este na fotografia que foi utilizado até finais de 2005 na Força Aérea Portuguesa) na missão de apoio aéreo ofensivo sendo então substituídos pelos F-16 da Esquadra 301. Atualmente são usados apenas nas missões de instrução avançada e acrobacia aérea. O Alpha Jet da Google está no aeródromo da Google em “Moffet Field”, em Mountain View. Durante algum tempo, o avião esteve no exterior da pista, mas agora foi resguardado dentro de um hangar, depois de terem surgido nos meios de comunicação as primeiras notícias sobre a sua existência… O jornal “New York Times” afirma que o avião vai ser recheado de instrumentos científicos para uso pela NASA, mas a Google já tem outros aviões a jato, como um Boeing 757, um Boeing 767 e dois Gulfstream V, todos estacionados em Mountain View, a alguns quilómetros da sede da empresa. Um dos CEOs da Google tem um brevet, pelo que não me admiraria muito se começassem a andar no Alpha Jet… Colocando em risco a sólida cotação das ações da Google, pois… Contudo, não seriam os primeiros CEOs de empresas de TI que andam em antigos jatos militares: Larry Ellison, o CEO da Oracle, também tem um antigo caça F-5 (como os que equipam a Força Aérea Brasileira) e voa sozinho nele sempre que está de feição para tal. Na Google, nenhum dos fundadores tem brevet, quem o tem é o CEO Eric Schmidt que é descrito pelo Times como sendo “um piloto ávido” e que provavelmente acabará por dar uma boleia aos dois fundadores da empresa,Larry Page e Sergey Brin.

A NASA tem no seu site oficial os acordos estabelecidos com esta subsidiária da Google que controla efetivamente a frota de aviões a jato da Google. Aqui, observamos que a Google (via H211) tinha um acordo com a NASA para… monitorizar a reentrada da cápsula europeia “Jules Verne” (ATV) quando este se autodestruiu na na atmosfera em Outubro de 2008! Aparentemente, o Alpha Jet vai ser usado para este tipo de fins! Para tal, contudo, terá ainda que receber ainda a instalação de câmaras de alta resolução, instrumentos de análise espectral e um detetor de infravermelhos.



Segundo os registos públicos, o Alpha Jet da Google está registado em nome da subsidiária H211 L.L.C. da Google e foi construído em 1982.

Fonte: Quintus

Nenhum comentário: