terça-feira, 9 de outubro de 2007

09 de OUtubro de 2007 .. 40 anos da morte de Che Guevara!!



Em 1965, abandonou Cuba. Na carta de despedida, é bem visível a ligação que tinha com Fidel Castro: Áudio: Carta de "Che" lida por Fidel (excerto) (clique para ouvir ou download)


“(...) Vivi dias magníficos e, a teu lado, senti o orgulho de pertencer ao nosso povo nos dias brilhantes, embora tristes, da crise caribenha (dos mísseis). Raramente um estadista foi mais brilhante do que tu naqueles dias, orgulho-me também de te ter seguido sem vacilar, identificado com a tua maneira de pensar e de ver e apreciar os perigos e os princípios. Outras serras do mundo requerem os meus modestos esforços. Eu posso fazer aquilo que te é vedado devido à tua responsabilidade à frente de Cuba, e chegou a hora de nos separarmos.

(...)Se minha hora final me encontrar debaixo de outros céus, meu último pensamento será para o povo e especialmente para ti, que te digo obrigado pelos teus ensinamentos e pelo teu exemplo, ao que tentarei ser fiel até às últimas consequências dos meus actos. (...)”

Nenhum comentário: